Sub Projeto 2 – Pelos caminhos da água

Pelos caminhos da água

 

Educação em qualidade da água, saneamento ambiental, ciclo hidrológico, bacias hidrográficas, preservação e reaproveitamento da água.

Coordenação

Profª Drª Leosane Cristina Bosco

Equipe

Prof. Dr. João Batista Tolentino Júnior

Prof. Dr. Joni Stolberg

Prof. Drª Julia Carina Niemeyer

Profª Drª Mônica Aparecida Aguiar Santos

 

Os desafios para a segurança da água cresceram e tomaram proporções globais, devido a maior escassez e a incerteza quanto à sustentabilidade dos recursos hídricos. A água influencia no dia-a-dia das pessoas, pois dela dependem a energia, comida, saúde e os ecossistemas. O desenvolvimento de atividades educacionais em todo planeta é necessária para enfrentar esse desafio.

A cooperação pela água é essencial para garantir a vida cotidiana decente e bem-estar básico para todos por meio do suprimento seguro da água. Para que haja uma educação efetiva, é necessário desenvolver uma visão integrada do mundo, uma visão que promova a compreensão nas diversas esferas (hidrosfera, biosfera, litosfera e atmosfera) e suas inter-relações.

 

A temática relacionada à água deve estar presente no contexto educacional, tanto na educação formal como não-formal, com enfoque na formação de cidadãos conscientes do lugar que ocupam no mundo, num mundo real e dinâmico, onde todas as coisas podem tomar parte de um processo maior, de um sistema integrado (Bacci e Pataca, 2008).

Assim o projeto promoveu o desenvolvimento de atividades educacionais voltadas à temática água com professores e alunos de escolas públicas de ensino básico de Curitibanos, SC.

As atividades realizadas serão descritas a seguir.

Água, Arte e História

Essa atividade consistiu na exposição do Filme Rango no cinema da cidade de Curitibanos. O filme trata da temática escassez da água e as dificuldades vivenciadas pela população.

Os alunos escreveram uma redação propondo o final do filme e outra sobre o tema “Água pra que te quero”.

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Redações final filme: clique aqui

Fotos da exibição do filme: clique aqui

 

Água na tela

 

Os alunos tiveram uma breve oficina sobre como elaborar boas fotografias com o fotógrafo Augusto. Após percorram a “Trilha do Pessegueirinho” que fica localizada na Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Curitibanos em busca de cenários interessantes para fotos.

Fotos feitas pelos alunos: clique aqui

Água da vida

 

Essa atividade foi realizada em sala de aula. Uma professora contadora de histórias infantis fez uma apresentação às crianças sobre a gota borralheira. Após a apresentação as crianças foram orientadas a escrever uma poesia.

Poesias escritas pelos alunos: clique aqui

 

Evento com participação da  comunidade e dos pais

 

Os trabalhos de todos os alunos que participaram das três atividades iniciais, foram expostos em evento realizado para a comunidade em geral, pais  e os alunos das escolas do município. Todos os alunos receberam certificados pela participação no projeto.

O evento foi palco da exposição dos trabalhos, de brincadeiras e sorteios de brindes.

35 alunos de cada escola com destaque nas atividades desenvolvidas continuaram no projeto participando das demais etapas.

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Fotos do evento na UFSC-Curitibanos: clique aqui

O seu, o meu, o nosso rio

 

Ciclo da água

 

O que é ?

 

é o processo permanente da circulação da água na natureza, onde ela passa de um estado para outro (líquido, sólido ou gasoso). Conhecido também como ciclo hidrológico, se desenvolve através dos processos de mudança de estado físico da água sendo eles a evaporação, precipitação, transpiração, infiltração e condensação.

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O Processo

 

A água que cai da chuva, vai para rios, lagos, oceanos, onde ficam armazenadas. Essa água evapora, e o vapor de água proveniente deste fenômeno forma as nuvens na atmosfera. Essas nuvens acabam ficando sobrecarregadas, e quando chegam em altas atitudes, a temperatura diminui e pelo processo de condensação o vapor transforma-se em líquido, formando a chuva, que vai novamente para rios, lagos, oceanos, evapora e o ciclo inicia mais uma vez.

 

Importância do Ciclo da água

 

Importante para a manutenção da vida no planeta Terra. Graças ao ciclo temos o funcionamento de rios, oceanos, condições adequadas para o desenvolvimento de plantas e animais, e variação climática.

 

Vamos construir um terrário?

 

O que é um Terrário?

 

É um recipiente transparente composto por terra, carvão, pedras e plantas que possibilita observar o funcionamento de um ecossistema. Permitindo compreender melhor o ciclo da água e das plantas

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Material Necessário

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  • 1 garrafa pet;
  • 1 xícara de carvão  vegetal;
  • 1 xícara de pedrinhas para aquário;
  • 3 a 4 xícaras  de terra com adubo orgânico;
  • 2 ou 3 mudas de plantas diferentes;
  • 1 elástico ;
  • 1 pedaço de plástico maior que o tamanho da boca do vidro;
  • 1 xícara de água filtrada;

 

Modo de fazer

 

1º passo :

 

  • Corta-se a garrafa pet ao meio, após coloca-se primeiro uma camada de pedras, depois uma camada de carvão e por último uma camada de terra, cada camada deve ficar bem nivelada;
  • Na camada de terra, faça buracos que servirão para plantar as mudas;
  • As pedras e o carvão vão servir para drenar a água e a terra para alimentar a planta.

 

2º passo :

 

  • Regue a terra e cubra a garrafa plástica com um plástico, pode ser papel filme, e passe elástico em volta para ficar bem vedado;
  • Coloque a garrafa em um lugar que receba luz indireta;

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Fase de observação

 

Após fechada a garrafa, o ciclo inicia. A água ira penetrar pela raiz e será liberada por meio das folhas, através da evaporação. Como o espaço é pequeno, não é suficiente para absorver todo o vapor que fica retido pelo recipiente, quando a umidade chega ao ponto em que a terra já não consegue absorver a água (saturação), ocorre uma espécie de chuva que devolve a água ao solo.

Atividades do ciclo hidrológico: clique aqui

Atividade dos estados físicos da água: clique aqui

Atividade ficha de análise: clique aqui

Folder – Economizar água: clique aqui

Atividade música: clique aqui

Atividade rio: clique aqui

 

Água boa de beber

 

Essa atividade foi realizada em 5 encontros com alunos do Núcleo Municipal Professor Alírio Luiz de Almeida.

 

Primeira Encontro:

  • Discussão sobre as formas de verificar a qualidade da água;
  • Usos e origem da água que é utilizada na comunidade;
  • E elaboração de uma entrevista com as pessoas que a mais tempo moram na comunidade para levantar aspectos sobre o rio e saneamento ambiental.

 

Questionário

 

 

  1. Tem algum rio no bairro? Qual o seu nome?

 

2. De onde vem esse rio?

 

3. Onde termina esse rio?

 

4. Ocorre enchente neste rio?

 

5. Dá para tomar banho ou pescar neste rio hoje? Algum dia já deu para tomar banho ou pescar neste rio?

 

6. De onde vem a água do tancão?

 

Segundo Encontro

 

  • Saída a campo com os estudantes para visita ao rio Pessegueirinho e ao tancão;

 

Terceiro Encontro

  • Recepção dos alunos nos laboratórios da UFSC – Campus Curitibanos para atividades experimentais e de observação;
  • Os alunos puderam observar a microfauna e flora do um rio e simularam uma forma de tratamento para a água.

Quarto Encontro

 

 

 

  • Recepção dos alunos nos laboratórios de informática da UFSC – Campus Curitibanos para atividades no programa Google Earth;
  • Foi apresentada a drenagem do rio Pessegueirinho acompanhada pelo programa Google Earth até o rio Marombas; os alunos seguiram o curso das águas até o mar (foz do rio da Prata);

 

 

 

 

Quinto Encontro

 

 

 

  • Elaboração de cartazes para promoção da saúde e saneamento da comunidade;

 

 

Fotos dos encontros: clique aqui

 

 

Água: cuidar para não faltar

 

Essa atividade foi realizada em 3 encontros com alunos do Núcleo Municipal Professor Alírio Luiz de Almeida e Núcleo Municipal Rotary.

 

Primeiro Encontro:

  • Recepção dos alunos no laboratórios de química da UFSC – Campus Curitibanos, onde os alunos receberam materiais para a montagem de um protótipo de filtro lento para água.
  • Amostras de água de diferentes procedências foram testadas no referido filtro.

 

Segundo Encontro:

 

  • Os alunos foram levados até a estação de tratamento de água de Curitibanos/SC, onde correlacionaram o protótipo construído em laboratório com o sistema visitado e discutiram as vantagens e limitações de cada modelo.

 

Terceiro Encontro:

 

  • Apresentado aos alunos, a rotina de cálculos para uma pequena cisterna e área de telhado necessária para sua alimentação.
  • Visitaram também protótipo de cisterna e telhado construído no Campus, além do sistema de irrigação por gotejamento, utilizando água de chuva armazenada, foi visitado pelo grupo ao final da atividade.

 

 

Fotos dos encontros: clique aqui

 

 

Curso de Capacitação para professores de escolas públicas de Curitibanos, SC

O curso de capacitação, teve por objetivo o aperfeiçoamento de professores do ensino fundamental das escolas do município de Curitibanos a partir de conteúdos teóricos e práticos relativos à temática água. O desenvolvimento de atividades integrativas entre escola e universidade, valorizando espaços inovadores, como laboratórios e centros de pesquisas, visando ao aprimoramento e a atualização dos professores de ensino fundamental e a melhoria do ensino de ciências nas escolas públicas do país. E a produção de material didático-pedagógico na temática água.

Conteúdo Trabalhado

 

  • Importância da água;
  • Distribuição da água no Brasil e no mundo;
  • Crise e escassez;
  • Lei das águas;
  • Fundamentos, Objetivos e Diretrizes da Lei das Águas (9.433/1997);
  • Instrumentos de Gestão previstos na Lei das Águas (9.433/1997);
  • Comitês de Bacias Hidrográficas;
  • Usos múltiplos da água;
  • Usos da água no dia a dia;
  • Reuso da água;
  • Bacias Hidrográficas;
  • Morfologia bacias hidrográficas – conhecendo a Bacia Hidrográfica do Marombas e Pessegueirinho;
  • Ciclo Hidrológico;
  • Dinâmica do ciclo da água na natureza;
  • Relação homem-natureza ao longo do tempo – visão sistêmica do ciclo hidrológico;
  • Água nos ecossistemas;
  • Relações dos seres vivos com a água;
  • Os diferentes ecossistemas aquáticos e seu funcionamento;
  • Fatores abióticos relacionados à qualidade da água nos ecossistemas ;

 

Metodologia de ensino / Desenvolvimento do programa

 

  • O curso foi realizado em 3 encontros presenciais e 4 semanas de ensino a distância (EAD);
  • As aulas foram expositivas dialogadas com atividades integrativas. Foram realizadas atividades práticas em laboratórios e em campo;
  • Nas atividades à distância foi disponibilizadas bibliografias para leitura complementar e os cursistas se organizaram para o desenvolvimento de um plano de trabalho (aula, projeto, organização evento) sobre uma das temáticas abordadas no curso.
  • A atividade foi apresentada e deveriam conter elementos que indicassem a possibilidade de implementação em escolas de ensino fundamental do município.

Plano de ensino do curso: clique aqui

 

Primeiro Encontro:

 

  • Inicialmente as professoras participaram da dinâmica de apresentação, e foram apresentadas a metodologia de trabalho;
  • Tiveram uma introdução ao estudo da água;

Outros temas abordados:

  • Leis das água;
  • Usos múltiplos da água; 
  • As professoras também trabalharam sobre o reuso da água, e conheceram o protótipo de casa com captação de água para irrigação, presente no campus da Universidade Federal de Santa Catarina;
  • Interpretação e montagem de maquetes de Bacias Hidrográficas

Fotos da atividade: clique aqui

Segundo Encontro:

 

  • Nesse encontro as professoras tiveram uma atividade a campo, onde as mesmas foram até um ponto próximo à nascente do Rio Pessegueirinho para trabalhar sobre água nos ecossistemas;
  • Foram feitas atividades para determinação da qualidade da água e coleta. Amostras foram levadas ao laboratório onde as análises que não foram feitas no campo, fossem contempladas.
  •  Abordou-se sobre o ciclo hidrológico e as diversas formas de trabalhar o mesmo com as crianças.

Fotos da atividade: clique aqui

Terceiro Encontro:

Foram apresentados os planos de aula desenvolvidos pelas professoras.

Plano de aula das professoras do N. M. do Campo Leoniza Carvalho Agostini: clique aqui

Plano de aula das professoras do N. M. Getúlio Vargas: clique aqui

Plano de aula das professoras do N. M. Professora Teresa Lemos Preto: clique aqui

Plano de aula das professoras do N. M. Rotary: clique aqui

Fotos da apresentação das atividades: clique aqui

Viagem de estudos:

Foram realizadas visitas técnicas à Itaipu Binacional e ao Parque Nacional do Iguaçu.

Itaipu Binacional

1. Programa Cultivando Água Boa;
2. Refúgio Biológico Bela Vista;
3. Visita Panorâmica a Usina Itaipu Binacional;
4. Ecomuseu;
5. Visita a produtor orgânico do programa de incentivo a agricultura familiar.

Parque Nacional do Iguaçu

1. Palestra sobre projetos desenvolvidos;
2. Trilha e visita às Cataratas dos Iguaçu.

Fotos das visitas: clique aqui